Asseminas News Nº 09

Apr 18, 2023

O PROGRAMA ATIVAMENTE ESTÁ DE VOLTA!

Com o objetivo de promover a saúde integral de pessoas com mais de 60 anos, o programa “Ativamente” está de volta. O encontro acontecerá mensalmente às terças-feiras, começando no dia 25 de abril, às 16h30, no Salão de Festas da Asseminas.

A proposta do programa é proporcionar uma roda de conversa na qual todos possam compartilhar suas experiências pós-pandemia e propor temas de interesse para os próximos encontros. Além disso, o evento busca promover a socialização e o convívio entre os participantes.

O convite está aberto para todos os interessados, que podem comparecer ao evento acompanhados de amigos e familiares. A equipe do programa ressalta que todas as medidas de segurança sanitária serão tomadas para garantir a saúde e o bem-estar dos participantes.

Não perca a oportunidade de participar do programa “Ativamente” e contribuir para a promoção da saúde integral de pessoas com mais de 60 anos. Venha compartilhar suas experiências e sugestões na roda de conversa, que promete ser um momento de aprendizado e descontração.

PROJETO “ATIVAMENTE” PROMOVE SAÚDE INTEGRAL E ENVELHECIMENTO ATIVO EM IDOSOS

Em novo formato, sob o comando da Psicóloga da Asseminas, Darlene R. Ribeiro Rocha, o Projeto Ativamente contará com a contribuição valorosa da equipe de profissionais de todas as áreas e colaboradores da Asseminas.

Com uma roda de conversa, no salão de festas da Associação, o esperado Programa será reiniciado em abril, às terças-feiras. A partir deste primeiro encontro, pós-pandemia, novos assuntos de interesse dos Associados surgirão e serão motivadores para os próximos eventos.

Salientamos a importância do Programa, que busca a inclusão em atender os Associados residentes no interior, que enfrentam dificuldades para os encontros mensais presenciais. O “Ativamente” será disponibilizado no nosso site, gravado, os temas e atividades abordados nos eventos.

E ainda, para que seja realmente de muito proveito, previamente, os temas escolhidos e de interesse dos Associados serão lançados no site e permitirá a apresentação antecipada de dúvidas, que serão esclarecidas.

Assim, com a participação ativa dos nossos associados, novos temas e demandas surgirão para os próximos encontros.

Com alegria, reponsabilidade, cuidado e muito carinho para atender os associados, o Programa Ativamente, cujo objeto é a prevenção da saúde integral, de forma proativa, preventiva, para promover a melhoria na qualidade de vida com hábitos saudáveis, envolve profissionais competentes de diversas áreas.

Destacamos a relevância de incentivar o acompanhamento das nossas redes sociais, para que o associado fique por dentro do que acontece na sua associação, especial ao retorno do Programa Ativamente.

Importante: as datas e novos temas serão definidos conforme os encontros vão acontecendo e serão informados previamente.

A Diretoria da Asseminas está atenta às necessidades dos associados.

CONFIRA A ENTREVISTA COM A PSICÓLOGA DARLENE R. RIBEIRO ROCHA

1. O que a motivou a criar o projeto “Ativamente” e como ele surgiu?

Surgiu a convite de uma parceria com a fonoaudióloga Daniela Barreto, na época funcionária da Asseminas. A motivação foi alcançar o público maior da Asseminas, os associados da terceira idade, em busca de desenvolver um trabalho sob um novo olhar de inclusão e de participação. E o objetivo principal foi basear no conceito moderno de saúde que retrata a busca da promoção da saúde e não apenas tratamento como é oferecido.

2. Qual é a visão geral do programa “Ativamente” e como ele se diferencia de outros programas de promoção da saúde para idosos?

Na verdade, é um programa que já se aplica em muitas e grandes empresas. A visão geral é a promoção e prevenção da saúde integral.

3. Como o programa “Ativamente” aborda a promoção da saúde integral em idosos?

O programa é desenvolvido através de atividades internas e externas, passeios, palestras, rodas de conversa, exercícios práticos e específicos de várias áreas, jogos, dinâmicas… Através de um trabalho multidisciplinar. Apresentamos também como proposta para promover saúde, ter esse grupo como oportunidade do convívio social, podendo evitar tristeza, depressão, sentimento característico dessa fase, por se manterem mais reclusos na maioria das vezes.

4. Quais são os principais desafios que você enfrentou ao desenvolver e implementar o projeto “Ativamente” e como os superou?

Foram muitos desafios, mas o principal foi com relação à adesão/apoio efetivo abraçar a ideia, acreditar na importância e no resultado positivo. Foi superado pela idealização, fidelidade dos participantes, depoimentos e qualidade dos colaboradores. E ainda, trabalhar com o conceito moderno de prevenção, já que as pessoas em geral procuram por tratamento.

5. Como o programa “Ativamente” ajuda a prevenir problemas de saúde em idosos?

Através de informações e esclarecimentos sobre diversas áreas, temas e, principalmente, conscientização da busca pela prevenção/cuidados da saúde geral.

6. Qual é o papel da atividade física no programa “Ativamente” e como ela ajuda a promover a saúde integral em idosos?

É de suma importância, pois o nosso corpo é uma máquina e esta deve estar em constante movimento para se manter funcionando e bem.

7. Como o programa “Ativamente” aborda a saúde mental e emocional dos idosos?

Com temas motivacionais e de interesse dos próprios participantes, com técnicas e recursos que colaboram para o bem-estar geral (meditação, filmes, dinâmicas, jogos, etc).

8. Como o programa “Ativamente” ajuda a melhorar a qualidade de vida dos idosos e a promover o envelhecimento ativo?

Conscientização da necessidade de ter uma rotina e cuidados especiais com a saúde biopsicossocial.

9. Quais são os resultados que o programa “Ativamente” já obteve até agora e como eles são medidos?

Dentro de dois anos de funcionamento do projeto, de uma maneira geral, encontramos nos relatos: pessoas mais conscientes, criativas, com mais qualidade de vida, mais interativas, assim, ampliando o convívio social e familiar. Evidenciando também, que envelhecer é um momento de novas possibilidades.

10. Quais são os planos futuros para o programa “Ativamente” e como você espera que ele evolua?

O programa é desenvolvido através de um trabalho multidisciplinar, ou seja, é um trabalho de equipe e assim ele deve caminhar, somando forças, recursos e ideias dentro de um novo perfil. Porém, mantendo o mesmo objetivo, promovendo e prevenindo a saúde integral.

Asseminas News nº21

Asseminas News nº21

[preheader] Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui. MARILOURDES E ASSEMINAS: 20 anos de histórias e conexões na associação Ao longo de seus 72 anos de existência, a Asseminas tem sido um lar para muitos membros dedicados, cada um com uma história única de...

read more
Asseminas News nº20

Asseminas News nº20

[preheader] Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui. Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição...

read more
Asseminas News nº19

Asseminas News nº19

[preheader] Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui. BINGO E MÚSICA AO VIVO na Colônia de Férias O restaurante Hora Extra, em parceria com a Asseminas, organizou bingos emocionantes que reuniram os participantes em um clima de diversão. Os prêmios...

read more

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Queremos ter um contato próximo com nossos associados, por isso, assinando nossa newsletter, você recebe conteúdos exclusivos sobre a Asseminas, nossa colônia de férias e informações úteis para os nossos associados.

SEJA UM ASSOCIADO

Servidores público federal, estadual ou municipal podem ser um associado da Asseminas.

Nosso associado tem acesso a vários benefícios ao se associar à Asseminas. Entre em contato e saiba o que podemos fazer por você.

SEJA UM ASSOCIADO

Servidores público federal, estadual ou municipal podem ser um associado da Asseminas.

Nosso associado tem acesso a vários benefícios ao se associar à Asseminas. Entre em contato e saiba o que podemos fazer por você.