A HISTÓRIA DA ASSEMINAS

PÁGINA NOSSA HISTÓRIA

O ano de 1934 marcou o início de uma trajetória. Homens visionários e ávidos por edificar uma estrutura que congregasse os exatores lançaram-se ao desafio de fundar uma associação que os amparasse e defendesse os interesses da categoria. Esse espaço acolheu as pessoas, as ideias e os projetos que fortaleceriam uma categoria de trabalhadores que serviram ao Estado, colocando-se, sobretudo, à serviço da sociedade.

 Em Ubá, cidade escolhida para os servidores da Zona da Mata se reunirem na Escola de Farmácia e Odontologia, no dia 29 de julho, ao mesmo tempo que convocavam colegas de outras regiões a comparecerem em Juiz de Fora para convalidar a associação. Assim, em 08 de setembro, instaurou-se, solenemente, a SOCIEDADE DOS EXATORES DO ESTADO, o primeiro nome da ASSEMINAS.

 Até a constituição de 1988, os servidores públicos não possuíam um sindicato. Dessa forma, a ASSEMINAS os representava perante o Governo, exercendo o papel de protagonista nas ações que buscavam a defesa dos direitos e melhorias na carreira dos atuais Gestores Fazendários.

 Desde a sua fundação, até os dias atuais, a Associação passou por muitas mudanças: venceu desafios, cresceu e se consolidou como uma entidade voltada para a defesa dos interesses da classe e na busca do bem-estar dos associados. Novas carreiras de associados chegaram para fortalecer e favorecer a consciência sobre coletividade como um dos papéis da entidade.

 Os servidores públicos associados da ASSEMINAS têm, à sua disposição, vários tipos de serviços e benefícios, como acupuntura, fisioterapia, psicologia, odontologia, pilates, aulas de artes e dança, nutricionista e fonoaudiologia. Além disso, a Associação tem uma das academias mais bem equipadas da região, com professores exclusivos. O associado pode, também, ter acesso à uma ótima Colônia de Férias, com 54 casa com capacidades individuais de 7 a 14 pessoas, no município de Fundão-ES.

 A ASSEMINAS oferece, aos seus associados, plano de saúde, corretora de seguros e consultoria jurídica e convênios com diversas instituições.

LINHA DO TEMPO DA ASSEMINAS

Em 2022, a Asseminas completa 70 anos. São sete décadas de dedicação à defesa dos direitos e atribuições dos Gestores Fazendários. Conheça um pouco sobre a história da Associação:

  • 1934: Primeira reunião para instalação da “Sociedade dos Exatores do Estado”, atual Asseminas – Município de Ubá, na Zona da Mata.
    A recém-criada entidade teve, como diretor provisório, o coletor de Ubá, Vicente Toscano Barreto.
  • 1934: Instauração solene da “Sociedade dos Exatores do Estado”, e teve, como diretor, o coletor de Formiga Luiz Mosqueira Pereira de Melo.
  • 1952: Primeira eleição de Diretoria e mudança da sede para Belo Horizonte, instalando-se na casa dos funcionários de Minas Gerais localizada no Edifício Acaiaca. Foi eleito para a presidência o coletor de Rio Piracicaba, Lourival Ribeiro de Miranda.
  • 1967: Instalação da primeira sede própria, no Edifício Maleta, em Belo Horizonte, pelo então presidente Oswaldo Barbosa Chaves.
  • 1974: Aquisição do Terreno em Praia Grande – Fundão/ES, e início das obras de construção da Colônia de Férias.
  • 1977: O presidente Edson de Matos Cruz Homem adquire o imóvel da rua Aquiles Lobo, reformulando-o afim de possibilitar e congregar os diversos serviços em uma estrutura de alto nível, conforto e comodidade.
  • 1983: A sede é transferida para a Rua Rio de Janeiro, pelo então presidente Dilson Dias de Souza.
  • 1988: Transferência da sede para a rua Santa Maria, no Bairro Floresta. Com a fundação do SINFAZFISCO, a Asseminas passou a atuar mais na prestação de serviços como um espaço de integração, lazer e cultura, além de apoiar, financeira e politicamente, o sindicato em ações pelos direitos dos Gestores Fazendários.
  • 1997: Aquisição do imóvel na Rua Aquiles Lobo, reformulando-o, possibilitando a congregar diversos serviços em uma estrutura de alto nível com conforto e comodidade. Hoje com área construída de aproximadamente 3000 m².

70 ANOS DE ASSEMINAS

A Associação dos Exatores do Estado de Minas Gerais completou seus 70 anos em 2022. A nossa história é construída a cada dia em parceria com todos os associados. Esses anos de experiência ensinaram aos nossos representantes o valor da colaboração entre nossa classe, a importância da qualidade dos serviços oferecidos e o significado de uma associação unida, que busca sempre ampliar o bem-estar de todos os envolvidos à nossa volta.

70 ANOS DE ASSEMINAS

A Associação dos Exatores do Estado de Minas Gerais completou seus 70 anos em 2022. A nossa história é construída a cada dia em parceria com todos os associados. Esses anos de experiência ensinaram aos nossos representantes o valor da colaboração entre nossa classe, a importância da qualidade dos serviços oferecidos e o significado de uma associação unida, que busca sempre ampliar o bem-estar de todos os envolvidos à nossa volta.

Carlos Augusto de Miranda Machado - Diretor Presidente

“É uma grande alegria conduzir a instituição no momento em que ela comemora 70 anos. Recebemos um precioso legado daqueles que nos antecederam e celebramos o resultado do trabalho de grandes diretores, que se dispuseram a trabalhar pelo bem coletivo. Queremos, também, contribuir para o engrandecimento dessa Associação para proporcionar melhor qualidade de vida aos nossos associados.”

Luiz Antonio Soares - Ex-Presidente (2014 a 2021)

“A Asseminas completou 70 anos vivenciando inúmeros momentos que marcaram sua trajetória. O caminhar não foi fácil, com períodos de glórias, de vitórias, mas também de dificuldades. A Associação sempre se destacou pelo diálogo, o bom relacionamento com a Secretaria de Estado de Fazenda, com a Assembleia Legislativa e demais órgãos públicos. Neste contexto, é mister que seus dirigentes saibam se posicionar, dialogar, negociar, porém, sempre com firmeza e equilíbrio. Acreditem na Asseminas! Em você! Vamos em frente!”

Raimundo Lustosa - Ex-Presidente (2006 a 2014)

“A Asseminas possui inúmeros momentos que marcaram sua trajetória. Manter uma Associação até completar 70 anos é um longo percurso e mostra a importância de quem a geriu. A Associação sempre se destacou pelo diálogo e bom relacionamento com a Secretaria da Fazenda, e, também, com a Assembleia Legislativa, sabendo se posicionar, dialogar e negociar. Ela fica marcada por isso: pelo bom senso, pela firmeza das negociações, pelos posicionamentos corretos e equilibrados.”

FOTOS QUE CONTAM NOSSA HISTÓRIA